sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Kristen Stewart em nova foto dos bastidores de Camp X-Ray + entrevista ao LA Times

É, Kristen Stewart concorda, é como se apaixonar.
 
“É apenas um sentimento necessário, muito familiar, quando você lê um roteiro que você quer fazer”, a atriz diz, vindo a vida apenas com a memória. “Eu segui o meu instinto, dividi alguns pensamento e tive muita sorte.”
 
“Como uma artista”, continua ela, sua energia subindo, “Se você ver o que você faz como um produto, você nunca vai fazer nada fiel a si mesmo, nunca faz nada que que você se orgulha. Nunca pensei: ‘Minha carreira deve ir nessa direção.’ Não há nenhuma maneira de ser tático para mim.”
 
Stewart teve aquele sentimento familiar quando ela leu o roteiro do diretor e roteirista Peter Sattler de “Camp X-Ray”, que tem sua estreia nesta sexta-feira como parte da competição dramática do Sundance Film Festival.
 
Um drama que envolve silêncio, parte de um estudo de personagem, e parte de meditação da natureza da humanidade compartilhada, “Camp X-Ray” é alimentado por uma focada e convincente performance de Stewart como Cole, uma jovem guarda do Exército em Guantánamo que faz uma conexão com um prisioneiro interpretado por Payman Maadi, a estrela do premiado com o Oscar “A Separation”, do Irã.

“Fazia dois anos que eu trabalhei, mas não foi a minha a escolha de fazer uma pausa”, a atriz de 23 anos diz, sentada em uma sala de conferências no Sunset Boulevard poucos dias antes de o festival começar. “Mas nada tinha me dado essa compulsão, nada que me fez sentir que era para eu fazer.”
Apesar de “Camp X-Ray” ter sido “um pequeno filme, um orçamento de milhões de dólares, cronograma de filmagens de cinco semanas”, Stewart respondeu isso ao mesmo tempo. “O personagem parecia tão inteiro para mim”, diz ela, “Foi muito emocionante e uma verdadeira perspectiva sobre algo atual. Ele tinha tudo que eu procuro em um projeto.”
 
Uma vez que Stewart se comprometeu, ela estava toda nisso, lendo bastante, assistindo filmes, conversando com pessoas que a encheram com a mentalidade militar. “Eu desenvolvi uma história de fundo para Cole, eu conheço seu pai, sua mãe, eu posso te dizer qualquer coisa sobre essa garota”, diz ela. “É importante ser uma pessoa real, não uma representação.”
 
Stewart também está sempre à procura do que ela chama de “pontos de apoio, referências, pequenos detalhes que se comunicam com o público, que fazem as coisas serem evidentes sem serem pesadas.”
Para expressar a incerteza de Cole, por exemplo, o personagem usa meiões e sandálias em um dia de folga, “tentando ser legal, mas errando o alvo”. Ainda mais vívida é a maneira Cole prende seus longos cabelos, forçando-o para coque mais correto imaginável.
 
“Ela tem o cabelo comprido e o prende, o oprime… mesmo estando fora dele”, diz Stewart. “Esses coques são um reflexo de soldado, e Cole é a perfeição. Os únicos momentos em que ela se sente confiante são quando ela está de uniforme.” “
 
Mesmo fazendo todo este trabalho, a ansiedade da pré-produção não pára, o que é parte da experiência de Stewart. Embora pessoalmente ela seja consciente, alegre e envolvente, a atriz diz que “há uma coisa assustadora sobre assinar para um projeto que parece ambicioso: “Você pode alcança-lo?” É o medo. Eu não quero estragar um roteiro brilhante. Eu dou um aviso a todos os diretores com quem trabalho: eu vou fazer qualquer coisa, vou saltar de prédios, mas eu não sei se vou ser capaz de entregar o que você quer.”
 
Essa ferocidade mais feroz do que o compromisso com o personagem também pode manifestar-se durante a produção. Em “Camp X-Ray” Stewart está processando o que aconteceu durante as filmagens da cena clímax emocional do filme entre a guarda e o prisioneiro. Era uma cena em que o diretor Sattler tomou a decisão de começar cobrindo Maadi, com Stewart interpretando a cena fora da câmera, em vez de o contrário, que a atriz teria preferido.
 
“Eu sou uma tal aberração esquisita de uma atriz que eu não pode repetir nada, e Maadi tem feito um monte de teatro, ele gosta de fazer uma cena uma vez e repetir”, diz ela. Não ter suas primeiras reações na câmera “Me deixou histérica, no final do dia, eu estava sentada na cela chorando, eu estava acabada. Eu estava tão ansiosa para ter essa experiência. Olhando para trás agora, ainda me deixa louca, eu quero bater a cabeça na mesa.”
 
Uma atriz de cinema independente estabelecida, antes de ela assumir o papel de Bella Swan, Stewart fica aliviada ao encontrar o frenesi em torno da série “Crepúsculo” começando a diminuir.
“Foi uma loucura, chegou a níveis insanos”, diz ela, ainda um pouco incrédula. “As pessoas perguntavam sobre como lidar com isso e eu dizia: ‘Todo mundo respira um pouco. Isso não vai acontecer.’ Não há nenhuma maneira de você querer ficar sempre nesse nível”.
 
Sorrindo e dizendo que sua experiência com “Crepúsculo” “me deu uma perspectiva única sobre o mundo, essa é a forma positiva de olhar para isso”, Stewart se pergunta por que às vezes é difícil para os outros perceberem que era a sua paixão inconfundível pelo trabalho e não um zelo para ser uma celebridade que a levou a atuar.
 
“Não é fácil para as pessoas entenderem o meu desconforto com os holofotes, eles dizem, ‘Por que você se tornou uma atriz, se você se sente assim?’”, diz Stewart. “As pessoas não sabem o que fazer com esses sentimentos, eles sentem que você é ingrato, e isso meio que me mata.”
 
“Você não pode estar dizendo: ‘Você está errado sobre mim’, o pior é se você remotamente soar como se você estivesse reclamando. Então você se torna uma concepção errada.” Tudo o que você pode fazer, Kristen Stewart percebe, é continuar fazendo o trabalho, e isso é o que ela tem feito.
 
~duda

Nenhum comentário:

Postar um comentário